O concelho de Mira necessita de uma lista independente nas proximas eleições autárquicas?

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A razão de ser deste movimento

O que é o MIRA?

Um movimento cívico, fundado por Mirenses, com provas dadas nas suas carreiras profissionais, preocupados com o modo como a intervenção pública e política é feita no Concelho de Mira.

Assumem-se como um movimento aberto à sociedade, disponível para o debate de ideias e a reflexão sobre a forma como se devem dar resposta aos grandes desafios e problemáticas que uma região, como aquela em que Mira se integra, apresenta no século XXI.

O MIRA pretende ser um amplo movimento de expressão transversal da sociedade, assentes nos valores e princípios do humanismo, do universalismo e da melhor tradição portuguesa, sem restrições e condicionantes, integrando personalidades de todas as áreas sociais e profissionais.

Porque se constitui…

Este movimento surge, pelo facto dos seus subscritores sentirem que em Mira, existem problemas que afectam a qualidade de vida de todos quantos nela vivem e trabalham, sendo urgente e necessário, a criação de alternativas claras e contributos positivos para a resolução desses problemas.

Pretende ser um grupo de trabalho que possa apresentar ideias e contributos válidos, constituir-se como uma plataforma sólida, coerente, íntegra e competente, geradora de mais-valias e alternativas para Mira.

O que vai fazer…

Fomentar o diálogo, o debate e a reflexão, para a obtenção de respostas adequadas aos desafios que se colocam.

Auscultar as comunidades, através do contacto regular com as juntas de freguesia, colectividades, associações e entidades públicas e privadas e a população em geral.

Chamar a atenção das estruturas locais, para as alternativas e as propostas que se criarem, bem como tornarem activa a sua participação junto dos vários órgãos autárquicos, amplificando a voz do povo e ser alternativa autárquica, encorajando a participação cívica dos cidadãos.

Linhas de Orientação

O MIRA, orientará e desenvolverá a sua actividade cívica, no espírito da plena liberdade intelectual, social e políticas.A forma de actuação do MIRA, será sempre o da afirmação pela positiva, onde o trabalho e a perseverança, assentes em metodologias sistemáticas e científicas, deverão gerar as soluções pretendidas e que possam corresponder aos anseios das populações.

"A penalização por não participares na política, é acabares a ser governado pelos teus inferiores"

Platão

25 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela criação do movimento, faz falta algo assim porque as pessoas estão muito deseducadas para a cidadania. Desconhecia esta frase do Platão, que é fantástica.

Anónimo disse...

Sou defensor do pluralismo democrático, do pluralismo das ideias, da liberdade do indivíduo nas suas escolhas e na sua forma individual de estar no mundo.
Feita esta introdução, mais que não seja para abrir o debate (presunção minha?!) permitam-me fazer, desde já, um reparo que pode fazer cair a "bondade" deste movimento, na minha perspectiva.
Quem é Movimento Independente de Renovação Autárquica? Neste momento é só um espaço virtual, aberto a toda a comunidade, que pode estar a ser subscrito por meia dúzia de cidadãos, como pode ser só a ideia de alguém que "quer ver o que isto dá", utilizando a comunidade digital.
Lançar um Movimento ao abrigo do anonimato é um mau princípio e é cometer o erro fundamental daquilo que a que eu chamo "Liberdade de ser, de estar e de assumir".
Ou se assume e é-se obrigatoriamente respeitado ou não se assume e é-se considerado por uma qualquer Loja Maçon, um qualquer grupo da Al Quaeda, um qualquer braço armado da ETA, ou pura e simplesmente não se é considerado.
Vivo neste chão, que quero que um dia me coma, há muito tempo, e devido à minha actividade profissional tenho conhecido inúmeros mirenses que tem medo de se assumirem publicamente na defesa das suas ideias porque, dizem-me a maioria, "não me estou para chatear", ou "ainda me queimam na fogueira".
Existe medo nesta terra. É o nosso mal. Haverá razões para isso? Eu penso que não.
O medo acaba por ser sempre criação nossa, do nosso íntimo.
Mas não sejamos ingénuos: neste caso, que diz respeito a alcançar o poder autárquico, mexe concerteza com interesses de outros que não irão ficar de braços cruzados e poderão usar subterfúgios que podem interferir com a nossa "Liberdade de ser, de estar e de assumir".
Podemos de facto "ficar queimados". É o risco que se corre. Mas se há pretensões em mudar alguma coisa, pode-se começar por aqui, a eliminar o medo ou lá o que isso seja. Na minha modesta opinião.
Se o MIRA é "fundado por Mirenses, com provas dadas nas suas carreiras profissionais, preocupados com o modo como a intervenção pública e política é feita no Concelho de Mira", então apresentem-se se faz favor e não queiram fazer, também vós, dos mirenses uns pacóvios que engolem tudo, porque eles não o são .
Feito o desabafo, correndo o risco de ser pacóvio, vou partir do princípio que este movimento é sério, ou pode vir a ser sério.
Tal como disse no princípio sou pela pluralidade de ideias. Como tal, um movimento independente que se apresente nas proximas eleições autárquicas com um programa estruturado, coerente e responsável é de todo positivo.
Será sempre uma mais valia para os eleitores, que assim poderão reflectir nas várias propostas para o concelho que serão apresentadas e optarem pelo caminho que considerarem mais válido.
O importante, na minha óptica, é de facto encorajar a participação cívica dos cidadãos na causa pública, respeitando as suas diferenças, as suas visões para o futuro colectivo, mas participando.
E essa participação não precisa ser só através da política.
Existem muitas associações no nosso concelho à espera de pessoas com ideias e contributos válidos, queiram elas empenharem-se com o seu tempo, suas qualidades e seu voluntariado.
Considero também que um Movimento de Independentes poderá permitir a que os partidos políticos que habitualmente concorrem à Câmara de Mira, comecem a perceber que eles só existem se o povo assim o quiser. Isso é uma arma importante, mais que não seja para fazer "descer à terra" os líderes partidários. Governar tem que ser para as pessoas e com as pessoas. E isso tem sido esquecido muitas vezes.
Penso que a proliferação dos movimentos cívicos na nossa sociedade assenta na falta de confiança que começou a existir nas estruturas partidárias e porque elas têm-se mostrado autistas e fechadas em si mesmo.
São muito raras as vezes que os poderes políticos aceitam sugestões, com abertura de espírito, vindas da "comunidade civil" . Isso tem vindo a criar um divórcio na relação entre eleitos e eleitores ao longo dos tempos. E no nosso caso isso também acontece. Acho que não estou a dizer tolice nenhuma. Mas se estiver, esta é a minha liberdade... independente.

Paulo Gabriel
Mira

Anónimo disse...

Concordo em muitos aspectos com este Paulo Gabriel. Já me tinha lembrado do possível anonimato deste movimento, mas pensei que talvez se possam vir apresentado ao longo do tempo. Não há pressa. A internet pode ser um jogo de máscaras. Há muitos Paulos Gabrieis e pode ser outra pessoa a usar o seu nome. Pode acontecer...É só para mostrar que o anonimato é subjectivo.

Anónimo disse...

BREVE REFLEXÃO:
Não sei... são certamente Mirenses muito dignos, exemplares, com muita "obra" feita a favor de Mira....mas isso nem interessa neste momento os "subscritores" ...mas...O MIRA nasceu para ser independente?

Leiam atentamente todo o texto....se têm dúvidas voltem a ler os seus princípios,linhas de orientação, objectivos...

E comparem depois.....a questão colocada em votação!

Conclusão fácil.....não é?

José Frade

seixomirense disse...

Eles não dizem que têm obra feita a favor de Mira, já está acolocar uma frase mentirosa na boca deles. Já reli e não tirei nenhuma conclusão difícil. Explique-se melhor!

Anónimo disse...

Ora aqui estaria uma boa solução, pelo menos teria o benefício da dúvida...HÁ CORAGEM?... PS e PPD qual a diferença em Mira??? Além de algumas coisitas bem feitas outras nem por isso, temos tido favores a amigos, filhos, netos, noras, enteados, vizinhos e afins... razão tinha o dr. Maduro em fazer a Câmara nova, qualquer dia já não cabe lá tanta gente, para constatar é só passar por lá...PPD E PS SERVIU NESTES ANOS PARA DAR EMPREGOS DE PROMESSAS ELEITORALISTAS, NUNCA HOUVE DIFERENÇAS NENHUMAS, agora vem aí o Sr. Rocha como salvador?... eu ainda não esqueci como ele se foi embora... e penso que quem gosta de mira também não...
Parabens pela iniciativa mas já era tempo de levarem isto a sério eu voto em alguém que não leve partidos atraz, estou farto de em Mira serem sempre os mesmos...

Anónimo disse...

Para começar era bom haver alguns nomes no post....

Anónimo disse...

Pois bem... o MIRAmais não é do que um conjunto de renegados, profissionais de não fazer nada e politicos "reformados". È facil: Agostinho Silva; João C. Rua (ressabiado por ter sido enganada e iludido); Maltez; entre outros... vergonha: assumam-se!

Anónimo disse...

Caro "comparsa" do anónimato, penso que estás meio aflito com os nomes que falaste. QUer-me parecer "medo" ou sei lá, receio que sejam eles! Nota que qualquer uma das pessoas que citaste, são bastante válidas e penso até que seriam óptimas numa lista de independentes. Não me engano, penso eu, que à excepção do "maltez", como dizes, concorreram todos como independentes e segundo a opinião de muitas pessoas foram uma mais valia para as listas que integraram, ou não seria essa a razão de participarem nelas!
Bem haja ao movimento, quem quer que seja, há necessidade de acabar com a bipolarização partidária. Força MIRA, que um voto já têm!

Anónimo disse...

CONTINUO CADA VEZ MAIS.....

Uns "bloguistas" aparecem aqui a reclamar nomes...alguns nomes...

E dão palpites..com alguns insultos, entretanto.

E depois....eles próprios assinam como "anónimos".

HAJA PACIÊNCIA.....AFINAL É SÓ "MEDOS"...

ASSUMAM-SE...

José Frade

Anónimo disse...

esses renegados estão a fazer com que o sistema nervoso de alguns se altere ... não tenham medo que daqui pelo que sei não vão haver cartas anónimas a difamar quem quer que seja, ao contrário de alguns ditos políticos que por aí andam que muito sinceramente eu gostava de saber quem eram...porque às tantes de políticos têm o ordenado ou nem isso...

seixomirense disse...

Renegados? Ninguém é renegado, porque um renegado não existe por que quis mas porque os outros o quiseram renegar, logo só renegado quem se deixa renegar. Quanto a cartas anónimas, há 2 anos li uma que não me agradou muito!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

toda gente leu...e certo que vinham la muitas verdades........

Anónimo disse...

MUITO BEM....SENHORES ADMINISTRADORES DO BLOG.

Contudo, parece-me, que o texto publicado de um bloguista, foi pelo MIRA, talvez, desprezado nesta declaração/aviso ora feito.

Face ao "recado" dado é bom dar o "exemplo".

E quanto a isso fica-me a.....desilusão!

Com os meus respeitosos cumprimentos,

José Frade

Anónimo disse...

Desilusão!!???ohhh!!!
Sr. José Frade será porque o movimento ainda não assumiu a sua identidade, adiantando um ou uns quaisquer nomes??!
Não acha um pouco cedo?!
Olhe, eu cá ainda não conheço os nomes dos indivíduos que fazem parte das listas dos partidos, nem quantos são os partidos a escrutínio, quanto mais de uma lista independente!!!
Calma.... certamente que a seu tempo, tudo virá a público!

Anónimo disse...

Sr. Francisco Fernandes!!!!

Peço imensa desculpa mas não vale a pena deturpar/adulterar o que foi por mim escrito.

Como pode verificar a minha "desilusão" referia-se ao facto de o(s) administrador(es) do MIRA escreverem sobre o "anonimato", como se pode verificar, para estar a exigir - e bem - a devida identificação...que será sempre duvidosa, quando não conhecida.

Em lado nenhum eu questionei quaisquer nomes constantes de uma futura lista.

Reponha-se a verdade..não acha?

Atenciosamente,

José Frade

Anónimo disse...

Vejam só a aflição desta rapaziada toda, todos eles a tentar saber de nomes e etc., na certa não é para verem se vale a pena o voto ou não, é mesmo para saberem se constam da lista para depois atacar em força.
De uma vez por todas, metam na cabeça que os nomes já estão em papel, e não é no blogue que vão descobrir, que tal se dessem mais importância aos seus partidos para bem da terra e não para o próprio umbigo?
Lógico que os interesses estão instalados e bem instalados, eles são para obras, para lugares na câmara, para a compra ou venda de terrenos, etc.
Daqui a um mês, é vê-los todos em reuniões de comissões politicas, a baterem no peito que são deste ou daquele partido desde pequeninos, e com as quotas pagas, e durante 4 anos andam a vaguear e a fazer mal ao próprio partido de cada um,, enfim
Uma coisa é certa,,,,anda tudo a aquecer para esses lados.
Parabéns por mais este espaço de discussão apartidária,,,,digo eu.

seixomirense disse...

Os partidos que vão para um sítio que eu cá sei. Chega de partidos que não são mais do que agências de emprego.

Anónimo disse...

Caros Bloguistas:

Muito gostaria de responder....."à letra" ao "seixomirense".

Mas...como todos já sabem que não respondo ao "anonimato"....isso era "descer" ao mesmo nível linguístico usado pelo mesmo.

E isso eu nunca farei.

Caros Mirenses:

Como reflexão...como é possível que um administrador de um blog seja um "desafiador sistemático", no seu e noutros blogs, deste tipo de intervenção/linguagem?

A democracia exige respeito por opções....opiniões...escolhas....militâncias....

Só "embarca" em partidos, movimentos,correntes ideólogicas ou outras ......quem quer!

Assim,por mim, não vale mais a pena discutir/confrontar ideias com pressupostos destes.

MIRA MERECE MAIS E MELHOR.

José Frade

seixomirense disse...

Caro José Frade, eu não sou anónimo! Mais à vista e exposto do que me encontro não posso estar. Já o senhor não sei quem é (nem sei se se chama realmente José Frade)! Parece que eu é que tenho de não responder ao anonimato! Se o senhor conseguisse manter o nível linguístico usado por mim em qualquer lado já seria de louvar (desculpe a arrogância e a sobranceria, não costumo ter essas duas características, mas há momentos em que tenho de ser assim)! Parece que por eu ser administrador de um blog sou algum ministro ou algum padre? Desafiador, eu? Se acha que intervir no sentido de espevitar a que o povo exerça o seu direito à cidadania, então para além de educador para a cidadania sou também um desafiador! Quanto aos partidos, faço minhas as palavras do Dr. Medina Carreira: os partidos políticos são autênticos bancos alimentares. Para melhorar este país seria necessário reformular todo o conceito de partido e de vida partidária. Os partidos teriam que ter mais qualidade, mais seriedade, mais apego ao interesse público! Ou só o senhor no alto do seu pedestal é que tem direito à opinião? Sabe do que o povo precisa? De um "abre-olhos" um termo usado na constução cívil onde aliás já trabalhei com muito orgulho! Mira realmente merece mais e melhor!

Anónimo disse...

Penso que deve existir alternativas...uma ou duas boas listas independentes com pessoas crediveis... ou dentro dos partidos uma limpesa e não só !Os partidos a b c d devem convidar pessoas que deem mais valor a vida e não por interesses e vaidades...não estamos em tempo de perder mais do já perdemos para o Concelho. Qualquer cidadão comum faz melhor duque o que está feito...sem grande esforço. É uma pena olhar para o Concelho de Mira ! Um Concelho com tanto potencial e entregue......e parece que vamos continuar com este ritmo...quem percebe disto não se quer envolver é uma pena... em tempos apareceu alguns independentes ...ninguem lhe deu valor...nem sei o que poderia ter acontecido....eu que sou militante dum partido estou cansado de tantas guerras de poder e Concelho fica para 2ºPlano. Cada vez temos de olhar ao percurso profissional de cada um e o que fizeram na sua vida profissional ao longo dos anos na pratica e não oralmente...oralmente é facil... o problema é no terreno e é melhor ficar por aqui...esperando um salvador da Patria. Ao lado do Concelho de Mira não faltam pessoas com sucesso e que fizeram crescer...Ex: Cantanhede, Vagos, Ilhavo...até a propria Tocha que pertence a Cantanhede está em franco progresso a olhos vistos....o que se passa em Mira ?????

Anónimo disse...

Ai está meus amigos tal qual vendedor da banha da cobra... ainda nao é hora mas já ai anda o "BOTA ABAIXO"

Nao importa nada quem é desde que não seja quem lá está... e nós é que semos bons... os outros são c´có

Chega de tanta mentira, não vale a pena. O exemplo está aos olhos de todos... quem faz e quem não faz. E ele tem feito

Anónimo disse...

Tretas...
Isso e nada mais

Como se estes senhores, ditos anónimos e com provas dadas, fossem diferentes de outros quaisquer. Tudo farinha do mesmo saco, PPD´s e etc, andam com muita vontade eu bem sei.
Mas a vossa fome é de poleiro. Sera tudo muito lindo mas antes de lá estarem, porque depois fazem não igual mas muito pior.
O que pretendem todos nós sabemos.
Criticam os que lá estão não por falta de obra, pois isso não dá pra contrariar, mas por inveja. Sim INVEJA.

O Povo está farto de pançudos hipócritas. O Reigota ainda é presidente porque no meio de todos ainda é o unico que faz algo para as populações. Depois o resultado esta à vista.Os graudos invejosos começam a minar as populações com aquilo que o povo entende. MENTIRAS e Mais Mentiras

josé frade disse...

Caro Administrador:

Então este MIRA, parou.....

Eu que estava com tanta expectativa positiva, claro.....

Como MIRA intervencionista, tal e tal e tal....como na declaração de princípiois foi anunciado....como é?

Não há novidades..para começarmos a.....pensar..e..repensar

Com os meus respeitosos cumprimentos,

José Frade

Anónimo disse...

Ainda sobre as Candidaturas a nossa CMM

Nesta terra que deu ao mundo tantos e bons Licenciados em diferentes áreas de intervenção.
Muitos são reconhecidas figuras públicas nos cargos que exercem por este país fora. Com tanta gente boa, capaz e séria, vamos ter que gramar mais uma vez com o Ressuscitado das trevas Rocha de Almeida e o Dinossauro do Paleolítico Reigota… Estamos a retroceder no tempo em vez de avançar para o progresso.

Arrisco-me a dizer, com estes candidatos, não seria melhor sermos uma freguesia de Cantanhede? Com certeza teríamos melhores condições para viver, melhores estradas, mais oportunidades com novas empresas, uma Praia á séria com projecção nacional e com turismo sem ser de Fim-de-semana.

È pena estarmos subjugados a esta triste e limitada escolha entre dois candidatos que já mostraram mais que uma vez que não sabem fazer melhor que manter este marasmo.

Venham os independentes com vontade de tratar desta terra como ela merece. Com independência, rigor e capacidade de Gestão…

Enviar um comentário